sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (23)

A história da realização de um Pós-Doutorado no North Shore University Hospital, Cornell University, Nova Iorque: pessoal e científica



O Trabalho de Campo 



1- Identificação da criança

Foi feita levando-se em conta a aldeia em que residia, a oca em que morava, os nomes do pai e da mãe e também foi criado um número de registro gral, sua origem tribal, o nome que recebia da mãe e do pai. Para maior facilidade de identificação posterior a ficha incluía uma fotografia da criança, a qual era obtida no momento em que ela era incluída no estudo (Figura 13-14).
  


Figura 13- Foto de identificação de uma criança índia


Figura 14- Identificação das crianças incluídas no estudo.

2- Exame Físico

Toda criança foi submetida a detalhado exame físico visando detectar possíveis anormalidades clínicas, em especial, algum sinal ou sinais que denotassem carências nutricionais específicas (Figura 15).


Figura 15- Exame físico de uma criança indígena no trabalho de campo.

Considerando-se que malária é endêmica na região, especial atenção foi dada para os achados de esplenomegalia, por meio da determinação do índice esplênico.

3- Medidas Antropométricas

Foram obtidos os valores do Peso, Estatura, Perímetro Cefálico, Perímetro Torácico e Prega Cutânea (Figuras 16-17-18-19-20-21).



Figura 16- Determinação da estatura.



Figura 17- Determinação do peso.


Figura 18- Determinação do perímetro cefálico.


Figura 19- Determinação do perímetro torácico.




Figura 20- Determinação da prega cutânea.


Figura 21- Momento de trabalho de campo na aldeia Uaura.

4- Sangue

Foram obtidas amostras de sangue para a realização do Hematócrito.

5- Fezes

Amostras de fezes foram coletadas para pesquisa de protozoários e helmintos.

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