segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (24)

A história da realização de um Pós-Doutorado no North Shore University Hospital, Cornell University, Nova Iorque: pessoal e científica



O Trabalho de Campo 



Exame Clínico

Considerando-se os 336 exames clínicos realizados não foram evidenciados sinais clínicos de desnutrição proteico-calórica de maior gravidade. Manifestações de desnutrição proteico-calórica leve foram observadas em apenas 3 crianças. Uma delas apresentava dermatite seborreica e as outras duas, estomatite angular.

Intercorrências independentes do estado nutricional foram caracterizadas em algumas ocasiões, tais como: conjuntivite purulenta em 3 crianças, escabiose em 2 e prolapso retal em 1. Quadro agudo de malária foi diagnosticado em 6 crianças.

Esplenomegalia foi o achado propedêutico mais frequente na população estudada. Em 185 (55%) dos exames clínicos realizados encontrou-se baço palpável, cuja distribuição de acordo com o índice esplênico está disposta na Tabela 1.


Tabela 1- Valores dos índices esplênicos detectados ao exame clínico das crianças índias estudadas.

Avaliação do Estado Nutricional

Os resultados da avaliação do estado nutricional das crianças em cada ano do projeto de pesquisa estão disponíveis na Tabela 2. A análise dos resultados do estudo antropométrico realizado em cada etapa do trabalho de campo permitiu afirmar que a prevalência de desnutrição proteico-calórica entre as crianças índias da região do Alto Xingu, supostamente menores de 5 anos de idade, é baixa.


Tabela 2- Avaliação do estado nutricional das crianças índias em cada ano do estudo.

A aplicação do índice peso-estatura revelou que 96,1% em 1974, 95,5% em 1975 e 96,1% em 1976 das crianças foram classificadas como Eutróficas (Figuras 22-23).



Figuras 22-23- Aspectos físicos das crianças índias estudadas, denotando um nítido padrão de eutrofia em diferentes idades.

Os poucos casos de desnutrição proteico-calórica, em nenhum dos anos do estudo, superaram a taxa de 5,0%, e todos eles encontravam-se de intensidade leve.

Análises laboratoriais

-1-  Sangue
Foram realizadas as determinações do Hematócrito, cujos valores variaram de 25% a 40% apresentando a média de 33,4%.

Eletroforese das proteínas séricas foi realizada em 104 crianças em 1974, e os valores das proteínas totais variaram de 5,2g% a 8,3g%, com valor médio de 7,1g%. A fração Albumina apresentou valores que variaram de 2,6g% a 4,2g%, e o valor médio foi de 3,4g%. Em 1975 foi realizada eletroforese das proteínas em 48 crianças, e os valores totais variaram de 5,5g% a 8,2g%, com média de 7,3g%; a fração Albumina variou de 2,8g%a 4,4g%, e a média foi de 3,5g% (Tabela 3).

Tabela 3- Valores médios e respectivos desvios-padrão das dosagens das proteínas séricas das crianças índias estudadas.

2- Fezes

Foram realizados exames de fezes para pesquisa de helmintos e protozoários em 40 crianças. Em apenas 8 delas a pesquisa resultou negativa enquanto que nas outras 32 (80%) foram detectados parasitas intestinais cuja distribuição encontra-se discriminada nas Tabelas 4 & 5.


Tabela 4- Prevalência de helmintos encontrados nas fezes das crianças índias estudadas.


Tabela 5- Prevalência de protozoários identificados nas fezes das crianças índias estudadas. 

Nenhum comentário: