quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (20)

A história da realização de um Pós-Doutorado no North Shore University Hospital, Cornell University, Nova Iorque: pessoal e científica

Parque Indígena do Xingu (PIX)

Conceito de Doença e Medicina Indígena

A cultura Xinguana explica a ocorrência das doenças como uma consequência da culpa coletiva da comunidade, ou devido à atuação de um feiticeiro. A culpa coletiva ou a intervenção do feiticeiro estão sempre relacionadas a um desiquilíbrio social, e a doença surge como decorrência de uma falha do corpo humano produzida por um fator sobrenatural. Apenas algumas doenças trazidas pelos caraíbas (homem branco) como a gripe e o sarampo, escapam a essas explicações, doenças essas, portanto, que necessitam serem tratadas pelos remédios dos caraíbas. As outras doenças são curadas pela medicina indígena tradicional pela atuação do pajé. O pajé é o chefe espiritual da comunidade e a população indígena lhe atribui a capacidade de curar as doenças provocadas pela influência dos espíritos.

A Escola Paulista de Medicina (EPM) e o Parque Indígena do Xingu (PIX) 

Em 1965, o Instituto de Medicina Preventiva da EPM firmou um convênio com o PIX com a finalidade básica de prestar assistência à saúde aos índios da região. Equipes de saúde passaram a visitar o PIX em diversas épocas do ano tendo por base os seguintes objetivos principais:

a)  Levantamento das condições da saúde do índio;
b) Aplicação de medidas médico-profiláticas necessárias para a preservação da saúde dos índios, tendo como retaguarda de internação o Hospital São Paulo, e a colaboração dos inúmeros departamentos da EPM. Há vários anos um grupo odontológico também passou a fazer parte das equipes de saúde;
c)  Realizar, na área do PIX, pesquisas de interesse médico-científico.

Em apoio a esse programa de ação, a direção do PIX prontificou-se a facilitar os trabalhos das equipes da EPM por meio da facilitação das relações com a comunidade indígena, colocando à disposição alojamentos e instalações para laboratórios, bem como oferecer facilidades de transporte do interior do PIX.

O levantamento das condições de saúde dos índios inicialmente compreendeu o cadastramento de toda a população, utilizando-se para tal, uma ficha padrão individual (Figura 25).

 Figura 25- Elaboração da ficha cadastral da população indígena.  


O intuito dessa ficha foi o de obter informações as mais confiáveis possíveis sobre o estado de saúde de cada indivíduo, assim como registrar as vacinações realizadas (antivariólica, sarampo, BCG intradérmico, Sabin e tríplice) (Figura 26).

Figura 26- Imunização da população infantil.
  
Para se obter mais facilidade de identificação, cada ficha incluía uma fotografia e um respectivo número o que permitiu ao longo das atividades contornar as dificuldades decorrentes da mudança do nome do índio, fato que ocorre com relativa frequência (Figura 27).   

Figura 27-  Trabalho de identificação fotográfica da população indígena. 

Nenhum comentário: