segunda-feira, 2 de maio de 2016

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (51)

1- A consolidação da tradição em Pesquisa, Produção e Divulgação do Conhecimento, Ensino e a sólida formação de Especialistas em Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria (parte 7)


1.4 – O reconhecimento do Governo Federal pelos bons serviços prestados ao País na Pesquisa e como Dirigente Universitário
 
1.4.1 – Ordem do Mérito Científico
 

Figura 22


Figura 23


Figura 24- Após ser agraciado com a comenda a demonstração da mesma.

 Figura 25- Presidente Fernando Henrique Cardoso, minha filha Walkyria e eu, após o ato de condecoração da Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
 
1.4.2 – Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau de Grande Oficial
 

Figura 26


Figura 27


Figura 28
 
Figura 29

Figura 30

Figura 31- Cerimônia de entrega das comendas da ordem do Mérito da aeronáutica aonde recebi a Comenda de Grande Oficial pelos relevantes serviços prestados ao País.
 
Figura 32- Minha mulher Luciana e eu após ter sido agraciado em Cumbica.
 


Quando recebi a condecoração das mãos do Major Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, ele me disse que a nação tinha muita satisfação em me agraciar com aquela comenda em reconhecimento aos bons préstimos que eu havia oferecido ao Brasil, ao que então lhe respondi “Eu tenho enorme orgulho em servir o meu País”.

Epílogo

Em outubro de 2014, como parte da comemoração dos meus 70 anos de vida, por sugestão do meu filho Uly, realizamos uma nova visita aos nossos antigos rincões. Ele havia recém retornado de uma viagem a Nova Iorque aonde fora participar de um Congresso Médico, em março, e como Uly tem um enorme fascínio pela cidade, eu também o tenho, diga-se de passagem, desta vez voltou mais entusiasmado do que nunca. Nova Iorque havia, em sua visão, ressurgido de forma esplendorosa da longa e grave crise econômica que se abatera sobre os EUA, em 2008. A “Big Apple” estava novamente exuberante em todas as suas incontáveis atrações turísticas, culturais e de laser, e, portanto, na opinião de Uly, sem dúvida alguma, era para lá que deveríamos viajar para comemorar meu aniversário e minha aposentadoria depois de 40 anos de plena dedicação à EPM/UNIFESP. Rapidamente nos convencemos desta ideia, e também desta feita, como fizemos da vez anterior, em 1996, tratamos de planejar a viagem em todos os seus detalhes logísticos, visto que deveríamos reservar pelo menos todo um dia para passearmos por Long Island, nossa moradia nos anos 1977-78. Todo o planejamento começou a ser feito a partir do mês de abril, porque teríamos que nos programar para viabilizar a viagem, buscando incluir o maior número possível de membros da nossa família. Era necessário adequá-la, entre outras variáveis, ao calendário escolar dos filhos do Uly, Pedro e Carolina, que também fariam parte do grupo. Agora, 36 anos depois de lá havermos morado, retornar novamente à nossa antiga moradia nos enchia de expectativas pois antecipava as emoções que seriam vividas, especialmente porque a terceira geração da minha família iria estar presente. A celebração do meu aniversário da forma como se sucedeu, creio eu, até aonde minha memória pode alcançar foi a mais prolongada, toda uma semana, e sem dúvida alguma também a mais emotiva, por todos os eventos vivenciados, que de uma certa forma imitaram o que tem sido minha própria vida, intensa e apaixonadamente vivida, e, por isso, inclusive me permito parafrasear o grande poeta chileno Pablo Neruda “Confieso que he vivido”. 

Nenhum comentário: