quarta-feira, 27 de abril de 2016

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (50)

1- A consolidação da tradição em Pesquisa, Produção e Divulgação do Conhecimento, Ensino e a sólida formação de Especialistas em Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria (parte 6)

1.2 – A produção dos conhecimentos acumulados que resultou na publicação do Tratado de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição em Pediatria
 
À medida que nossa formação acadêmica foi se consolidando até alcançar uma massa crítica nacionalmente respeitável no meio acadêmico e dos profissionais de saúde, foi sendo maturada a ideia de escrevermos um livro sobre os mais diversos aspetos da fisiologia e das patologias da nossa especialidade. Considerando-se que havíamos construído uma forte ligação científica e de amizade com o grupo de Belo Horizonte da UFMG, liderado pelo Professor Francisco José Penna, foi criado um caminho natural para escrevermos o que viria a se constituir no primeiro Tratado da Especialidade na língua portuguesa. Uma vez tomada a decisão de levar adiante esta ambiciosa empreitada, passamos a nos reunir periodicamente para decidirmos qual seria o conteúdo programático do livro e quais seriam os autores convidados para escrever os inúmeros capítulos que um Tratado de Medicina exige. Foi um esforço hercúleo desenvolvido pelos 3 autores, Penna, Jamal Wehba e eu, pois além de nos comprometermos a escrever a maioria dos capítulos, posto que o livro teria obrigatoriamente que ter a nossa visão científica dos temas escolhidos, os capítulos escritos pelos autores convidados também teriam que receber a nossa chancela para que pudéssemos garantir a excelência de qualidade dos mesmos. Isto posto, a tarefa que se impunha era compartilhar entre nós três o compromisso de lermos e darmos nossa opinião crítica sobre todos os capítulos escritos. Tratou-se de um imenso trabalho de ampla colaboração do qual participaram 90 autores brasileiros e internacionais, sendo que a primeira edição foi publicada em 1985 pela Editora Medsi. Confesso que pela primeira vez em minha vida, quando do lançamento do livro, tive a verdadeira sensação da Maternidade, senti que era algo que brotava do meu mais profundo âmago, o trabalho intelectual estava ali materializado, era visível e palpável, foi uma emoção indescritível. O sucesso desta edição foi estrondoso, rapidamente se esgotou, o que nos obrigou a uma nova tarefa, o que resultou na publicação da segunda edição do nosso Tratado, em 1991, agora revisada e ampliada. Esta foi a segunda sensação da Maternidade, embora sendo a segunda em nada menor foi a emoção em relação à primeira.
 
Figura 15

Figura 16



Figura 17- Jamal e eu em Buenos-Aires, em 1972, nos primórdios do que viria a ser a futura colaboração recíproca para a formação da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da EPM.



Figura 18- Da esquerda para a direita eu, minha mulher Fábia, Francisco Penna e Luciano Peret em Lisboa, em 1994.
 
O desejo de conhecer profundamente a realidade de vida de uma enorme parcela da nossa população que vive nas favelas em condições totalmente insalubres, nos levou a realização de inúmeros trabalhos de pesquisa para tentar entender os efeitos prejudiciais deste meio ambiente sobre o estado de saúde e nutricional das crianças deste habitat nocivo. A ideia original resultou na descrição de uma nova entidade clínica, que passou a ser internacionalmente reconhecida nos meios científicos, denominada por nós de Enteropatia Ambiental. A compilação destes trabalhos possibilitou a elaboração de um livro de minha autoria, no qual está descrita com riqueza de detalhes a história natural desta vergonhosa chaga social. O livro foi publicado pela editora RevinteR em 1996.
 
Figura 19



Figura 20
 
 Figura 21- Foto aérea da favela Cidade Leonor aonde com meus alunos de Pós-Graduação desenvolvemos o extraordinário trabalho de campo que nos permitiu descrever a história natural da Enteropatia Ambiental.
 
1.3 – Bolsas de financiamento à Pesquisa outorgadas pelas instituições públicas de fomento à Pesquisa
 
Quando da realização do meu Pós-Doutorado nos Estados Unidos fiz uma aplicação junto a FAPESP para solicitar uma Bolsa Pós-Doc a qual foi aprovada pelo prazo de 2 anos condicionada à realização de um projeto de pesquisa. No meu retorno à EPM fiz nova aplicação à FAPESP com o intuito de poder implantar no nosso laboratório de pesquisa a metodologia de perfusão intestinal in vivo. Novamente o projeto foi aprovado o que permitiu que realizássemos inúmeros projetos de pesquisa utilizando esta metodologia inovadora em nosso meio. A partir destes projetos de pesquisa inúmeras outras aplicações para financiamento de outras pesquisas foram realizadas e aprovadas pelo CNPQ, juntamente com a bolsa de Produtividade em Pesquisa.
 
Além destes projetos específicos também realizei aplicação para receber financiamento na modalidade de projetos temáticos junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Pesquisas), com o tema “Diarreia-Desnutrição” para financiar os trabalhos de pesquisa na favela Cidade Leonor. Foram 2 projetos sequenciais ambos aprovados.

Nenhum comentário: