terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (41)

A consolidação da tradição em Pesquisa: Expandindo as fronteiras do “Tratado de Tordesilhas” da ciência (parte 2)

1- A associação Clínica, Microbiologia e Biologia Celular:  uma feliz proposta de trabalho que resultou em vultosa produção do conhecimento de alta qualidade (continuação)

A aldeia da ilha do Cardoso, diferentemente da localização da maioria das outras aldeias dos índios Guaranis,  as quais se encontram no sopé da serra do Mar, encontra-se estrategicamente situada no interior da ilha, de difícil acesso e muito bem protegida de qualquer ameaça externa (Figuras 15-16-17-18-19-20-21-22-23).


Figura 15- Pegando a balsa para Cananéia a caminho da ilha do Cardoso.



Figura 16



Figura 17

Figura 18

Figura 19- Viajando de barco pelo canal de Cananéia até chegar à entrada da trilha para começar a caminhada em direção à aldeia Guarani no interior da ilha.

Figura 20- Vista parcial da aldeia e seus habitantes.

Figura 21- Profa. Isabel e eu processando as amostras de fezes coletadas para cultura.


Figura 22- Um momento de laser desfrutando as delícias de um banho de cachoeira no interior da ilha.


Figura 23- Face da ilha voltada para o mar aberto com uma praia extensa e paradisíaca.


Neste trabalho, em virtude das informações que havíamos obtido dos serviços da Fundação Nacional da Saúde, que diarreia era altamente prevalente entre as crianças destas aldeias, passamos a buscar, através da realização de cultura de fezes, cujas amostras de fezes eram por mim coletadas in loco e imediatamente semeadas em placas de Petri, o isolamento dos possíveis agentes enteropatogênicos conhecidos, em especial as cepas enteropatogênicas de Escherichia coli, bem com as cepas enterotoxigênicas termo lábil e termoestável, e as cepas Enterohemorrágicas O157:H7 (Figuras 24-25-26).

Figura 24

Figura 25

Figura 26- Profa. Isabel em seu trabalho de semeadura imediata, nas placas de Petri, das amostras de fezes por mim coletadas.

A jornada de visita às aldeias da etnia Guarani, que se estendeu por todo um semestre, foi um trabalho de campo extremamente proveitoso e de uma valia indescritível pelos inúmeros ensinamentos proporcionados, principalmente por permitir conhecer a triste realidade de uma parcela significativa da nossa população nativa, que foi empurrada para uma vida de desamparo e desesperança. Aprendi na prática que aquela sensação de bem-estar e alegria de vida, nitidamente emanada no ar pela população indígena habitante do Parque Indígena do Xingu, e que lá eu havia vivenciado durante tantos anos de trabalho era, infelizmente, uma completa exceção à regra geral experimentada pelas nossas populações nativas.


Finalmente, o reconhecimento internacional da nossa contribuição para os avanços científicos no campo da diarreia aguda e persistente veio com o convite para que eu escrevesse um artigo na revista Lancet, uma das mais conceituadas revistas médicas do mundo, cujo Fator de Impacto é 39, em um número especialmente editado em 2000, para divulgar as mais importantes conquistas médicas das últimas décadas. Abaixo encontram-se transcritos a capa do número da revista Lancet e o respectivo artigo, na sua íntegra.




Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Ulysses gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e por este site maravilhoso! Sou nutricionista pediátrica e por um acaso encontrei seu site e estou maravilhada com a imensa quantidade de informações preciosas! Obrigada e que Deus continue abençoando seu lindo trabalho.
Bruna Lira