quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (44)

3 - A consolidação da tradição em Pesquisa: Expandindo as fronteiras do “Tratado de Tordesilhas” da ciência (Parte 3)

3.1- A criação da Unidade Metabólica de estudos sobre Diarreia no Hospital Umberto Primo: desvendando as perdas hidroeletrolíticas fecais, as intolerâncias alimentares e adquirindo os devidos conhecimentos para solucionar os problemas com eficácia (continuação)

Com a finalidade de apenas exemplificar o vasto conjunto dos conhecimentos científicos obtidos, seguem abaixo alguns resumos, dentre as inúmeras outras publicações em periódicos indexados, que resultaram deste fantástico esforço de um grupo de jovens idealistas profissionais da saúde que eu tive o prazer e a honra de liderar.










 
Vale enfatizar também que os conhecimentos obtidos na Unidade Metabólica resultaram na elaboração de teses de Mestrado e Doutorado de alunos de Pós-Graduação, que sob minha orientação, foram apresentadas e aprovadas no programa de Pós-Graduação em Pediatria da EPM/UNIFESP, abaixo discriminadas:


Teses de Mestrado


1- Cleide de Holanda Fernandes
Fatores de risco associados à persistência da diarreia por Escherichia coli enteropatogênica clássica - EPEC. 1997. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


2- Célia Regina Moreira
Intolerância à lactose em lactentes hospitalizados com diarreia aguda por Escherichia coli enteropatogênica clássica. 1996. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


3- Sandra de Martini Costa 
Ultraestrutura do intestino delgado na diarreia persistente. 1996. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


4- Rose Terezinha Marcelino 
Teste do H2 no ar expirado no diagnóstico do sobrecrescimento bacteriano do intestino delgado. 1995. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


5- Jacy Alves Braga de Andrade 
Letalidade em lactentes com diarreia persistente: fatores de risco associados ao óbito. 1995. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


6- Carlos Alberto Garcia Oliva
 Diarreia aguda associada à Escherichia coli enteropatogênica clássica: estudo clínico e metabólico. 1994. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


7- Jacira Omena Torres de Oliveira
Mortalidade em crianças hospitalizadas com diarreia aguda: fatores de risco associados ao óbito. 1994. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


8- Domingos Palma
Diarreia aguda: perdas hídricas fecais em lactentes hospitalizados e sua correlação. 1993. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


Teses de Doutorado


1- Jacy Alves Braga de Andrade 
Estudo ultraestrutural da interação de amostras de Escherichia coli entreroagregativa (EAEC) com mucosa intestinal humana preservada in vitro: sugestão de invasão como fator de virulência. 2001. Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


2- Célia Regina Moreira
Estudo da interação de amostras de Escherichia coli enteroagregativa com mucosa intestinal de coelho vivo. 2001. Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


3- Carlos Alberto Garcia Oliva 
Balanços metabólicos de lactentes hospitalizados com diarreia aguda: comparações entre fórmulas com e sem lactose na realimentação. 1997. Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ulysses Fagundes Neto.


Como tudo na vida tem início, meio e fim, o HUP infelizmente, por falta de financiamento adequado dos órgãos da saúde pública, em junho de 1993, teve que encerrar suas atividades médico-assistenciais deixando, portanto, de prestar um serviço de inestimável valor à nossa população que necessita da atenção pública. Até os dias atuais os prédios do complexo hospitalar, chamado “Cidade Matarazzo” ocupam uma área de aproximadamente 27000 m2, em uma região central e nobre da cidade de São Paulo, a uma quadra da Avenida Paulista, encontram-se sem destino definido. Passados 22 anos do fechamento do HUP, o espaço tem servido para algumas atividades culturais esporádicas que não têm qualquer relação com as questões da saúde, como por exemplo esta última exposição de artes plásticas, realizada de setembro a outubro de 2014, denominada “Made by... Feito por Brasileiros.


Os prédios antigos que ainda ostentam as marcas do tempo e do abandono ganham energia e vitalidade com a chegada da arte contemporânea, proporcionando um novo olhar sobre as edificações. Importantes nomes da cena contemporânea mundial, como Adel Abdessemed, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony e Kenny, ao lado de consagrados nomes da arte contemporânea brasileira, entre eles Tunga, Henrique Oliveira, Iran do Espírito Santo, Nuno Ramos e Vik Muniz, marcaram presença com suas obras (Figuras 12-13-14-15-16).

 

Figura 12- Instalação no portão de entrada do HUP.



Figura 13- Painel no interior do HUP.



Figura 14- Painel no interior do HUP.

 

Figura 15- Instalação no interior de uma das enfermarias de Pediatria do HUP.



Figura 16 - Instalação em frente ao prédio da Pediatria do HUP.


 Finalmente, mas não menos importante, este meu reencontro com o HUP em outubro de 2014 despertou em mim a emoção incontida das lembranças de saudosas memórias. Digo reencontro porque quando criança muitas vezes acompanhei meu avô Ulysses, de longa e sempre lembrada memória, para atender seus pacientes lá internados. Naquela época, na década de 1950 a avenida Paulista era ornamentada pelos monumentais palacetes pertencentes aos chamados “Barões do Café” e em seu leito carroçável circulavam os tradicionais bondes da linha 3 Avenida (Figuras 17-18-19).





Figuras 17-18-19- Algumas imagens da Avenida Paulista na década de 1950, na última delas pode-se observar o bonde da linha Avenida 3.


Além disso, minhas filhas Juliana e Marina nasceram na Maternidade Filomena Matarazzo, respectivamente em 26 de fevereiro de 1974 e 18 de junho de 1975. Eu, durante vários anos na década de 1970, tive a felicidade de trabalhar com os Drs. Domingos Delascio e Pedro Paulo Monteleone, atendendo na sala de parto os recém-nascidos de suas clientes varando madrugadas intermináveis. Relembrar todo este passado cheio de vivencias inesquecíveis, em algumas horas de passeio contemplando a beleza dos trabalhos dos nossos artistas plásticos, trouxe-me uma alegria imensa por ter sido protagonista de uma história repleta de paixão arrebatadora. 

Nenhum comentário: