segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (38)

Minha trajetória na carreira Acadêmica na Escola Paulista de Medicina (EPM) – Parte 4

A inédita experiência vivenciada no trabalho de campo na Favela Cidade Leonor (2)

Algumas áreas da favela dispunham de água encanada comunitária, mas nenhuma delas possuía rede de esgoto ou cisternas, os dejetos eram despejados diretamente no córrego, que veio a ser transformado em uma verdadeira fossa séptica a céu aberto (Figuras 6-7-8).


Figura 6- Vista aérea dos barracos margeando o córrego da Água Espraiada.


Figura 7- Visão do córrego da Água Espraiada repleto de lixo e alguns moradores, adultos e crianças nas suas imediações.


Figura 8- Visão do córrego da Água Espraiada e dos barracos erguidos às suas margens, servindo como uma verdadeira cloaca a céu aberto.


 Frequentemente podia-se observar crianças moradoras do local brincando nas águas do córrego (Figuras 9-10-11).




Figuras 9-10-11- Crianças moradoras da favela brincando dentro e às margens do córrego.


Uma vez conhecida a área de potencial futura atuação fui apresentado pelo Sr. Armando Borges aos dirigentes da Associação dos Favelados da Cidade Leonor. Fomos então recebidos por uma Comissão de moradores da comunidade para expor nosso plano de trabalho, que consistia em proporcionar assistência à saúde para a população pediátrica local, visando fundamentalmente contemplar ações assistenciais básicas tendo como retaguarda técnico-científica o Hospital São Paulo. Nossa proposta foi inteiramente acolhida pela comunidade e em seguida passamos a operacionalizar nossas atividades. Para executar nosso projeto contávamos com uma equipe constituída pelos nossos Pos-Graduandos e também envolvemos os próprios moradores da comunidade, em especial o sr. Henrique, líder político local, a sra. Magnólia, que era atendente de enfermagem, e o sr. Tuta, morador local que se voluntariou para participar do projeto. Inicialmente, tratamos de aproveitar a extraordinária experiência de trabalho de campo que eu havia obtido no Parque Indígena do Xingu, o que significava divulgar por toda a comunidade a existência do novo serviço de saúde totalmente gratuito. Para este fim, delimitamos geograficamente a área de abrangência da nossa atuação e juntamente com sr. Henrique visitei casa por casa para anunciar nossos serviços e convidar a população pediátrica a fazer uso dos mesmos. Em pouquíssimo tempo passamos a atender uma enorme clientela de crianças que 2 vezes por semana vinham ao barracão da Associação em busca de atenção à saúde (Figuras 13-14-15-16-17).


Figura 13- Nossa equipe de trabalho com os moradores locais: da esquerda para a direita Tuta, Magnólia e Henrique, com algumas crianças da comunidade.


Figura 14- A sede da Associação dos Favelados aonde funcionava nosso ambulatório.



Figura 15- Magnólia e eu revisando as fichas dos nossos pacientes.


 
Figura 16- Tuta após ser devidamente instruído tornou-se responsável por obter as medidas antropométricas dos nossos pacientes.


Figura 17- Dra. Márcia Kallas e a atendente Magnólia em atividade assistencial. 

3 comentários:

Mariana Lourenco disse...

Ola, achei esse artigo enquanto pesquisava images antigas do Córrego Agua Espraiada (antes da implementação da Avenida Agua Espraia, hoje Roberto Marinho) pra uma pesquisa, e gostaria de saber se voce poderia me informar a data que essas fotos foram tiradas.
Obrigada Mariana

Mari disse...

Ola tudo bem? Encontrei o seu blog enquanto pesquisava imagens antigas do Córrego Agua Espraiada para um pesquisa. Voce poderia me fornecer o ano em que essas fotos foram tiradas, e se souber exatamente a região do córrego seria ótimo.

Professor Ulysses Fagundes-Neto disse...

Prezada Mari, estas fotos foram realizadas nos primeiros anos da década de 1980. Caso você necessite de mais informações a respeito estarei à sua inteira disposição.