quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Minha História de vida e minha História vivida na EPM/UNIFESP (7)

5.3- As barreiras a serem vencidas e a exitosa viagem a Córdoba

Diante da potencial situação de imobilismo que se nos apresentava, para tentarmos dar uma solução prática para tal impasse, eu me dispus a tentar um contato com Dr. Toccalino com o intuito de solicitar a realização do treinamento na especialidade em seu pioneiro e prestigioso Serviço, em Buenos Aires, posto que no terceiro ano da Residência tínhamos a permissão para realizar um estágio eletivo. Havia, no entanto, dois problemas a serem enfrentados e vencidos, a saber: o primeiro deles dizia respeito a realizar um estágio no exterior, coisa que era absolutamente inédita, até então, nos programas da Residência Médica da EPM, e por esta razão, não sabíamos como reagiriam nossos dirigentes a esta proposta. O segundo problema era saber se Dr. Toccalino me aceitaria como especializando em seu serviço, posto que não o conhecia pessoalmente e tampouco tinha qualquer informação da possível existência deste tipo de programa em seu Serviço. Felizmente, no entanto, as soluções foram pouco a pouco aparecendo e as barreiras foram sendo derrubadas. Em relação ao primeiro problema, decidi conversar com o Prof. Azarias Andrade de Carvalho, chefe do Departamento de Pediatria da EPM, e, portanto, a pessoa responsável pelas decisões a serem tomadas. Nesta conversa Prof. Azarias não somente vislumbrou com grande entusiasmo esta possibilidade, como mais ainda assumia total responsabilidade, perante os outros dirigentes do Programa de Residência Médica da EPM, pela autorização da possível e inédita viagem. Em relação ao segundo problema recebemos uma notícia alvissareira da parte do Prof. Fernando Nóbrega, naquela época chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, que nos informou que uma residente de terceiro ano da sua Faculdade estava estagiando no serviço do Dr. Toccalino, portanto, a porta começava a se abrir.

Estávamos em meados do ano de 1972 e em outubro realizar-se-ia o Congresso Pan-americano de Pediatria, por coincidência, em Córdoba, Argentina, e, imaginávamos que muito provavelmente Dr. Toccalino deveria estar presente no aludido evento; seria, portanto, a oportunidade ideal para contatá-lo para solicitar a permissão para trabalhar em seu Serviço em 1973. Como Prof. Jamal tivesse aprovado um trabalho de pesquisa para ser apresentado no Congresso e dispunha de duas passagens aéreas, com a autorização do Prof. Azarias, viajamos os dois para Córdoba esperançosos em alcançar nossos objetivos, ou seja, encontrar Dr. Toccalino e dele receber a aprovação sobre a minha especialização em seu Serviço, em Buenos Aires.

Como era esperado Dr. Toccalino estava em Córdoba, em determinado momento nos recebeu com toda gentileza e para nossa agradabilíssima surpresa disse que me receberia em seu Serviço com a maior satisfação a partir de janeiro de 1973. A alegria foi tamanha que antes de voltarmos ao Brasil, como era um fim de semana, decidimos comemorar o êxito da nossa missão visitando Buenos Aires, cidade que viria a ser a minha morada no ano vindouro (Figuras  2 – 3 - 4 - 5).
  
 

Figura 2- Imagem ao fundo da tradicional Casa Rosada, sede do Governo da Argentina.


Figura 3- Prof. Jamal e eu à beira o rio da Prata, famoso local turístico portenho.


Figura 4- Vista do famoso Parque Palermo.


Figura 5- Visita a Ciudad de Niños no caminho a La Plata

5.4- A viagem com destino a Buenos Aires

Finalmente, ambos os problemas foram devidamente superados, e, a tênue e nebulosa idéia inicial havia definitivamente se materializado, surgia límpida e cristalina, totalmente delineável e palpável. Agora eu e minha família (mulher e filho) estávamos prontos e ansiosos para partir rumo ao desconhecido, para os braços da nossa primeira aventura no exterior.

Isto posto, partimos a caminho do nosso destino, vencendo os 2.000 km que separam São Paulo de Buenos Aires, em nossa valorosa Variant, mas antes, porém, passamos por Punta Del Este e Colônia de Sacramento (Figuras 6 - 7 - 8 - 9 - 10) aonde tomamos o ferry-boat Nicolas Mianovich (atualmente este barco está ancorado no bairro da Boca e tornou-se um museu náutico) para cruzar o rio da Prata e chegamos, por fim, à capital portenha.


Figura 6- Uma das conhecidas praias de Punta del Este, a Playa Brava. Ao fundo vê-se o centro da cidade.


Figura 7- Vista da Praia Brava.



Figura 8-Vista de uma das inúmeras mansões de veraneio dos milionários argentinos e uruguaios na região do Country Grill, em Punta del Este.


Figura 9- Visão do centro histórico de Colônia do Sacramento.


 Figura 10- Nossa valorosa Variant antes de cruzar o rio da Prata, ainda em Colônia do Sacramento.

Nenhum comentário: