quinta-feira, 15 de julho de 2010

A história da realização de um Pós-Doutorado na Cornell University, Nova Iorque (8)

O Início das Minhas Atividades no North Shore University Hospital (NSUH)
O NSUH é um hospital de ensino afiliado à Cornell University e como tal possui um amplo programa de Residência Médica e de Especializações. Para poder manter esta afiliação, além das atividades docentes e de treinamento em serviço, tem também que desenvolver produção científica tanto clínica quanto experimental. Para atender este requisito determinado pela universidade o Departamento de Pediatria possui um laboratório de Pesquisa Experimental associado a um Centro de Microscopia Eletrônica (CME). Este laboratório, naqueles tempos (1977), era chefiado pelo Dr. Fima Lifshitz (Figura 1), com quem fui trabalhar e que também acumulava a chefia da Divisão de Endocrinologia e Nutrição, enquanto que o CME era chefiado pelo PhD Saul Teichberg (Figura 2).
Figura 1- Dr. Fima Lifshitz atendendo suas pacientes portadoras de Anorexia nervosa internadas no NSUH para tratamento. Era a primeira vez que eu via este tipo de doença.


Figura 2- Saul Teichberg em seu Centro de Microscopia Eletrônica.

Originalmente de acordo com as tratativas prévias acertadas com Dr. Fima minhas atividades de pesquisa experimental envolveriam ações em ambos os locais em decorrência da natureza do projeto de pesquisa desenvolvido conjuntamente entre eles e eu. Naquela ocasião estava em franca expansão o estudo da microflora bacteriana do trato digestivo, havia uma avalanche de trabalhos na literatura médica a respeito da microflora bacteriana normal desde o final dos anos 1960, e, também começavam a aparecer trabalhos evidenciando os efeitos nocivos sobre a mucosa do intestino delgado provocados por alterações desta mesma microflora. Como eu já havia realizado 2 trabalhos de investigação clínica estudando a microflora bacteriana do intestino delgado em pacientes portadores de diarréia aguda e crônica associados à desnutrição quando da minha especialização em Buenos-Aires, e continuasse a fazê-lo na minha volta ao Brasil a partir de 1974 e, da mesma forma, Dr. Fima também havia publicado vários trabalhos similares em crianças mexicanas com as mesmas condições clínicas, nossos interesses científicos eram totalmente confluentes. Tratava-se agora de ampliar as fronteiras dos conhecimentos a respeito de outros possíveis efeitos prejudiciais à mucosa do intestino delgado causados pelo crescimento anormalmente elevado da microflora colônica nas porções altas do trato digestivo (em inglês o termo consagrado para esta alteração foi denominado de “bacterial overgrowth”), duodeno e jejuno, as quais em condições normais devem ser estéreis ou muito próximas disso (Figura 3).

Figura 3- Distribuição da microflora normal do trato digestivo.

O projeto de pesquisa elaborado apresentava-se, a meu ver, duplamente sofisticado porque em primeiro lugar envolvia uma técnica laboratorial sobre a qual eu não tinha o menor domínio, denominada perfusão intestinal em ratos (Figura 4) e, porque, em segundo lugar, adicionava mais um fator de complicação que dizia respeito ao estudo da morfologia intestinal utilizando a microscopia eletrônica de transmissão.

Figura 4- A técnica da perfusão intestinal em ratos em pleno funcionamento. Quando voltei para o Brasil graças a uma bolsa de pesquisa que recebi da FAPESP pude comprar estas mesmas máquinas e realizar vários experimentos utilizando esta técnica, os quais se converteram em tese de Mestrado e Doutorado de alunos de pós-graduação por mim orientados.

Teria eu que, por conseguinte, rapidamente desenvolver as competências para dominar concomitantemente as 2 novas habilidades, as quais eram técnicas que não tinham nada em comum, ambas extremamente trabalhosas, de execução que demandava muita paciência e tempo prolongado. Além disso, minhas tarefas teriam que estar necessariamente compreendidas entre 2 laboratórios funcional e fisicamente independentes entre si. Este era mais um grande desafio que se me apresentava, pois teria que me integrar com técnicas de laboratório e pessoas distintas, mas era esta a razão da minha vinda aos USA, portanto, não tinha do que me queixar, tinha que “por a mão na massa” de imediato e enfrentar os possíveis problemas vindouros, visto que todas as condições materiais e de infra-estrutura estavam dadas. Mais ainda, tive a sorte grande de ter como professora, para dominar a técnica da perfusão intestinal e as determinações bioquímicas que o projeto exigia, uma figura encantadora com quem desenvolvi uma profunda relação de amizade a bióloga Mary Ann Bayne (Figuras 5 e 6).

Figura 5- A bióloga Mary Ann Bayne minha maestra e grande amiga para sempre.

Figura 6- Mary Ann pacientemente me ensinando a realizar o procedimento de preparo para o início da perfusão intestinal.

Felizmente, no CME também tive a mesma sorte com Saul e sua assistente Dale. Saul logo que cheguei me deu um livro intitulado “Cells and Organels” para eu estudar e assim me familiarizar com a Biologia Celular (Figura 7), o qual devorei em curto espaço de tempo, enquanto ia aprendendo as delicadíssimas técnicas de inclusão do material para ser visualizado à microscopia eletrônica (Figura 8).
Figura 7- Material de biópsia do intestino delgado normal de rato. Trata-se de um enterócito em cuja porção apical visualiza-se a região das microvilosidades, e, já no interior do citoplasma podem ser vistas diversas organelas, tais como: mitocôndrias, retículos endoplasmáticos com seus ribossomos acoplados, bem como corpos multivesiculares.

Figura 8- Eu em plena atividade de preparo do material para visualização no microscópio eletrônico. Ao fundo vê-se a técnica Hyacinth Spencer uma jamaicana, pessoa admirável e de espírito altamente divertido, que também trabalhava no laboratório.
Além disso, também fui em seguida apresentado ao “monstro”, um microscópio eletrônico de transmissão de fabricação japonesa marca JEOL, equipamento de última geração, que eu teria que manusear para poder estudar as amostras de biópsias de intestino delgado dos ratos que eu submeteria à perfusão intestinal (Figuras 9 e 10).

Figura 9- Eu ao ser apresentado ao "monstro" no primeiro contato com a máquina que eu teria que manusear para poder produzir os trabalhos de pesquisa.

Figura 10- O "monstro" sendo dismitificado, a esta altura eu já conseguia manuseá-lo com total intimidade.

Findo o treinamento que durou cerca de 45 dias estava pronto para dar início ao tão ambicionado projeto de pesquisa o qual se intitulou “Bile Salt-Enhanced Jejunal Macromolecular Absorption” (Sais Biliares Provocam Aumento da Absorção Jejunal de Macromoléculas).
Fazendo um breve parêntesis na atividade de investigação experimental, vale a pena referir que logo que cheguei ao NSUH fui apresentado ao chefe do Departamento de Pediatria Dr. Mervin Silverberg (Figura 11) que era Gastroenterologista Pediátrico.

Figura 11- Dr. Silverberg e eu muitos anos depois, em 1985, em um Congresso da nossa especialidade em Bruxelas, Bélgica. A amizade se tornou sólida e ele algumas vezes esteve aqui no Brasil a meu convite.

Como ele se interou da minha formação clínica na especialidade, convidou-me a freqüentar seu ambulatório o qual atendia 2 vezes por semana. Considerando que eu não queria me afastar da atividade clínica e que, com absoluta certeza, teria a oportunidade de incorporar alguns novos conhecimentos na área, senti-me honrado com o convite e de imediato me coloquei à disposição para desempenhar mais essa função durante minha estada no NSUH. Tendo em vista que ainda durante a realização da residência na Escola Paulista de Medicina eu houvesse prestado o exame denominado Educational Council for Foreign Medical Graduates que, na época, uma vez tendo sido aprovado dava a devida autorização para exercer a profissão de médico nos USA, e eu havia sido aprovado, este certificado me dava o direito de atender pacientes de forma autônoma. Este foi mais um fator que me auxiliou no atendimento aos pacientes porque em breve tempo Dr. Silverberg passou-me plena responsabilidade para que eu desenvolvesse meu próprio ambulatório conjuntamente com o dele. Ao fim do expediente discutíamos os casos com muita camaradagem e esta foi uma tarefa que me acrescentou grandes conhecimentos, em especial sobre algumas doenças que eram raramente vistas em nosso meio naqueles anos. Ademais, também me ajudou a “matar as saudades” da vida de clínico. Além de tudo isso, esta atividade conjunta, serviu para construir uma sólida amizade com Dr. Silverberg, a qual se manteve por muitos anos depois que retornei ao Brasil.

Após este interregno, voltando à investigação experimental, no nosso próximo encontro irei abordar com riqueza de detalhes todo o racional deste primeiro projeto de pesquisa experimental, porque na esteira do sucesso deste estudo pioneiro ainda realizei 2 outros, dos quais também me ocuparei.

Nenhum comentário: