terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Colite Alérgica: Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Tratamento (2)

Composição do Leite Humano e do Leite produzido por outros Mamíferos

O leite é uma emulsão constituída por 20% de material sólido e 80% de água. Trata-se de uma solução coloidal de glóbulos de gordura (micela) que se encontram no interior de um fluido aquoso (Figuras 1 & 2). Cada glóbulo de gordura é circundado por uma membrana constituída por fosfolípides e proteínas; estas substâncias, denominadas emulsificantes, mantêm os glóbulos separados individualmente evitando que estes se juntem para formar grânulos sólidos de gordura e também agem como protetores dos próprios glóbulos de gordura da ação das enzimas digestivas de gorduras presentes na fração líquida do leite. As vitaminas lipossolúveis A, D, E e K encontram-se presentes no interior da porção gordurosa do leite. É importante assinalar que o leite humano contem uma enzima denominada lipase, a qual quebra a gordura transformando-a em pequenos glóbulos, os quais são mais facilmente digeridos.


Figura 1- Duas amostras de leite humano obtidas em diferentes momentos da lactação: à esquerda leite inicial "aguado" com baixo teor de gordura e à direita leite tardio cremoso com alto teor de gordura.

Figura 2- Representação esquemática de uma micela.

As maiores estruturas químicas presentes na porção líquida do leite são formadas por micelas de caseína; estas se constituem em milhares de moléculas de proteínas ligadas entre si com o auxílio de partículas em escala nanométrica de fosfato de cálcio. Estas micelas desempenham importantes papeis, mas a mais notória é impedir que as mesmas formem agregados sólidos. A camada mais externa das micelas é constituída por um tipo de proteína denominada kappa-caseina, a qual se encontra na porção exterior do corpo da micela no interior do fluido que a circunda. Estas moléculas de kappa-caseina possuem carga elétrica negativa e, portanto, se auto-repelem, fenômeno que mantém as micelas individualmente separadas, evitando assim que em condições normais, sejam formados grumos sólidos, preservando-as em uma suspensão coloidal estável no fluido em que estão imersas.

O leite contem ainda uma grande série de outras proteínas além da caseína, as quais são mais solúveis em água e não formam grandes estruturas químicas. Como estas proteínas permanecem suspensas no soro do leite quando a caseína forma coágulos, elas passaram a ser denominadas em conjunto de proteínas do soro.

Tanto os glóbulos de gordura quanto as pequenas micelas de caseína, as quais têm tamanho suficiente para defletir a luz, contribuem para a coloração branca do leite.

O carboidrato do leite, a lactose, confere um sabor levemente adocicado. A lactose é um dissacarídeo constituído pelos seguintes monossacarídeos: glicose e galactose (Figura 3). Na natureza, a lactose é praticamente encontrada apenas no leite, porém é também encontrada em baixíssimas concentrações em algumas plantas.


Figura 3- Representação simplificada da molécula da Lactose e consequente hidrólise dando resultado aos monossacarídeos Glicose e Galactose.

O leite humano contem 1,1g% de proteínas, 4,2g% de gorduras, 7,0g% de carboidratos e 0,2g% de minerais oferecendo 72 kcal/100ml (Tabela 1).


O principal carboidrato do leite humano é a lactose, porém vários outros oligossacarídeos semelhantes à lactose foram identificados em pequenas concentrações. A fração de gordura contem triglicerídeos específicos, tais como ácidos oléico e palmítico, assim como significativas quantidades de lipídeos com ligações trans, os quais são benéficos à saúde. Dentre eles destacam-se os ácidos vacênico e linoléico, os quais correspondem a cerca de 6% da gordura total. As principais proteínas são a beta-caseina, alfa-lactoalbumina, lactoferrina, IgA secretora, lisosimas e a soro-albumina. Compostos nitrogenados não protéicos que incluem uréia, ácido úrico, creatina, creatinina, amino-ácidos e nucleotídeos correspondem a aproximadamente 25% do conteúdo de nitrogênio. Foi demonstrado também que o leite humano fornece uma substância que é um neuro-transmissor (endocannabinoide) com ação tranqüilizante.

O Leite de Vaca contém cerca de 4 gramas de proteína por 100 mL (Tabela 2) enquanto que o Leite Humano contém cerca de 1,1 gramas de proteína por 100 mL.

Entretanto, as diferenças entre estes 2 tipos de leite não residem apenas nas concentrações das frações protéicas, posto que, no Leite de Vaca a proporção Caseína:Soroalbumina é de 80:20, enquanto que no Leite Humano esta proporção é de 40:60, uma vantagem inequívoca para o Leite Humano pela maior facilidade de sua digestão, visto que a Caseína (Peso Molecular entre 11.000 e 24.000 daltons) é a porção protéica não solúvel presente no leite. Além disso, dentre as proteínas da fração solúvel do Leite de Vaca estão presentes aquelas que potencialmente são as mais alergênicas, a saber: beta-lactoglobulina (maior fração do soro lácteo bovino e maior capacidade antigênica, Peso Molecular de 20.000 daltons), alfa-lactoalbumina (Peso Molecular 14.000 daltons), soroalbumina bovina (Peso Molecular 69.000 daltons) além da própria caseína. O Leite Humano, por sua vez, não contém beta-lactoglobulina.

Fórmulas de Soja

As Fórmulas de Soja também possuem fortes propriedades alergênicas tanto in vitro quanto in vivo. Ademais, cêrca de 10 a 30% das crianças com comprovada sensibilidade ao Leite de Vaca também apresentam alergia cruzada às proteínas da Soja. Alguns autores atestam que alergia às proteínas da Soja pode ocorrer em até 66% dos pacientes com manifestações de Colite Alérgica às proteínas do Leite de Vaca.

Frequência da Colite Alérgica
Admite-se de uma maneira geral que Alergia Alimentar afeta entre 7 a 8% da população pediátrica, e que Alergia ao Leite de Vaca é a manifestação mais frequente presente em cêrca de 2 a 3% das crianças. Colite Alérgica representa cêrca de 20% dos casos de Alergia Alimentar, mas tudo indica que estes percentuais vem aumentando de forma considerável.
Na nossa experiência pessoal (Fagundes Neto e cols. - J. Pediatria 64:306-10,1988) ao analisar 55 lactentes com idade média de 3,9 mêses, durante um período de 5 anos, os quais apresentavam Alergia às proteínas do Leite de Vaca e da Soja, 20% deles revelaram ser portadores de Colite Alérgica.
Mecanismos de Reação Alérgica
As reações de hipersensibilidade podem ser tanto mediadas pela imunoglobulina E (IgE), como, por exemplo, aquelas que apresentam manifestação imediata a alimentos com surgimento de urticária (Figura 4) e/ou choque anafilático;

Figura 4- Urticária gigante com formação de pápulas características de reação mediada por IgE (Hipersensibilidade Imediata).
quanto as não mediadas pela IgE, as quais se caracterizam por apresentar manifestações tardias mediadas por linfócitos T (Hipersensibilidade retardada tipo IV), ou ainda com a formação de imunecomplexos causando vasculite (reação de Arthus, Hipersensibilidadae tipo III, reação de antígeno-anticorpo com excesso de antígeno, formação de imunecomplexos que se depositam nos vasos sanguíneos causando vasculite), como é o caso da Colite Alérgica (Figuras 5 & 6)


Figura 5- Lesão eczematosa retro-auricular em paciente portador de Colite Alérgica (reação imunológica do tipo III - reação de Arthus).


Figura 6- Lesão perianal (proctite) com formação de plicoma e fístula reto-perineal em paciente com Colite Alérgica (reação imunológica do tipo III - reação de Arthus).

É importante ressaltar que o mecanismo imunológico envolvido na gênese da Colite Alérgica não é mediado pela IgE. Por este motivo, os testes de rastreamento diagnóstico para Alergia, tanto cutâneos quanto sorológicos, que são disponíveis para investigar potencial alergia provocada pelo mecanismo de hipersensibilidade imediata, não se aplicam ao diagnóstico de Colite Alérgica. Isto porque, como anteriormente mencionado, o mecanismo imunológico envolvido neste tipo de alergia é o da Reação de Arthus, e, até o presente momento não existe nenhum teste cutâneo ou sorológico disponível para este fim.

No nosso próximo encontro seguiremos a discussão dos aspectos clínicos mais relevantes da Colite Alérgica.

Nenhum comentário: