quarta-feira, 22 de junho de 2022

Esofagite Eosinofílica: DUPIXENT uma promissora novidade no tratamento medicamentoso desta enfermidade


Prof. Dr. Ulysses Fagundes Neto

A renomada Instituição Norte-Americana Food and Drug Administration (FDA)  deu conhecimento público, em 20 de maio de 2022, da aprovação do medicamento DUPIXENT (DUPILUMAB) para o tratamento da Esofagite Eosinofílica em pacientes adultos e pediátricos acima de 12 anos de idade, em uma publicação intitulada “FDA Approves First Treatment for Eosinophilic Esophagitis, a Chronic Immune Disorder”.

A eficácia e a segurança do DUPIXENT para o tratamento da Esofagite Eosinofilica (EEo) foi investigada em um estudo randomizado, duplo cego, grupo paralelo, multicêntrico, controlado por placebo, que incluiu dois períodos de tratamento de 24 semanas (Parte A e Parte B), que foi conduzido de forma independente em grupos separados de pacientes. Tanto na Parte A, quanto na Parte B, os pacientes receberam placebo ou 300 miligramas de DUPIXENT a cada semana. As duas mensurações primárias de eficácia foram a proporção de pacientes que alcançaram o nível de eosinófilos na biópsia esofágica após 24 semanas e a mudança relatada pelo paciente utilizando A PONTUAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SINTOMAS DE DISFAGIA (QSD), desde o momento basal até a semana 24. O PQSD é um questionário designado para mensurar a dificuldade de deglutição (disfagia) causada pela EEo, baseando-se em uma pontuação total que varia de 0-84; quanto maior a pontuação do QSD, significa o agravamento dos sintomas.

Na Parte A do ensaio terapêutico, 60% dos 42 pacientes que receberam o DUPIXENT, alcançaram uma pré-determinada redução de eosinófilos na mucosa esofágica comparada com 5% dos 39 pacientes que receberam placebo. Os pacientes na Parte A que receberam DUPIXENT, revelaram uma média de melhoria de 22 pontos na pontuação do QSD em comparação com 10 pontos nos pacientes que receberam placebo. Na Parte B, 59% dos 80 pacientes que receberam DUPIXENT, alcançaram o nível pré-determinado de redução de eosinófilos na mucosa esofágica, em comparação a 6% nos pacientes que receberam placebo. Os pacientes da Parte B que receberam DUPIXENT, revelaram uma média de melhoria de 24 pontos na sua pontuação QSD, comparada com 14 pontos nos pacientes que receberam placebo. As avaliações englobando as perspectivas dos pacientes com EEo, deram suporte para enfatizar a melhoria da pontuação QSD nos pacientes que receberam DUPIXENT, em ambos os ensaios clínicos, com diminuição clinicamente significativa da disfagia.

Os efeitos colaterais associados com o DUPIXENT incluem reações no local da injeção, infecções no trato respiratório, dor articular e infecções virais por Herpes.

DUPIXENT está contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao DUPILUMAB ou quaisquer dos seus ingredientes inativos. DUPIXENT apresenta advertências e precauções, incluindo aquelas que são direcionadas para o desenvolvimento potencial de reações alérgicas, conjuntivite, queratite ou dor articular; o uso em pacientes em algumas infecções parasitarias, e uso concomitante com vacinas vivas.

DUPIXENT recebeu revisão prioritária e importante descoberta terapêutica designadas para esta indicação.

DUPIXENT foi originariamente aprovado em 2017. Este medicamento está aprovado para o tratamento de dermatite atópica, de moderada a intensa em pacientes adultos e pediátricos, acima de 6 anos de idade, cuja enfermidade não se encontra satisfatoriamente controlada por terapêuticas de prescrição tópica, ou quando aquelas terapêuticas não são recomendáveis. DUPIXENT está também aprovado para o tratamento adicional de manutenção, para adultos e crianças acima de 6 anos de idade, com alguns tipos de asma moderada a grave, bem como no tratamento adicional de manutenção em adultos, com controle inadequado de rinossinusite com polipose nasal.

Meus Comentários

DUPILOMAB é um anticorpo monoclonal utilizado prioritariamente no tratamento de doenças alérgicas, como no caso da Dermatite Atópica. Seu mecanismo de ação, ocorre por inibição da sinalização da interleucina 4 e da interleucina 13, a sinalização da IL4 ocorre através do receptor tipo I e a sinalização da IL4 e da IL13 ocorre através do receptor tipo II.

Cada seringa preenchida contém 300 miligramas de DUPILUMAB (150mg/ml). DUPIXENT deve ser administrado por meio de injeção subcutânea. DUPIXENT é autoadministrado através de injeções subcutâneas na coxa ou no abdome, exceto nos 5 cm ao redor do umbigo, utilizando uma seringa preenchida de uso único. Recomenda-se que o local da injeção seja rotativo para cada aplicação.

Tabela 1

Esta recente informação, muito embora seja extremamente promissora para os pacientes portadores de EEo, deve ser considerada ainda como uma prematura esperança de dias melhores.  Para que esta proposta terapêutica possa vir a ser incorporada na rotina de conduta de forma ampla e universal, porém, serão necessários vários ensaios terapêuticos, randomizados e duplo cegos, nos mais diversos centros médicos capacitados para tal.


Nenhum comentário: