quarta-feira, 12 de julho de 2023

Fatores de Risco de Dor Abdominal – Transtornos relacionados com a interação Trato Digestivo-Cérebro em adultos e crianças: uma revisão sistemática

 

Prof. Dr. Ulysses Fagundes Neto

 

A renomada revista Gastroenterology publicou um artigo de revisão sistemática, em outubro de 2022, intitulado “Risk Factors for Abdominal Pain-Related Disorders of Gut-Brain Interaction in Adults and Children: a systematic review”, de ZIA J. K. e cols, que abaixo passo a resumir em seus principais aspectos.

Abreviaturas

Transtornos da Interação Trato Digestivo-Cérebro (TITDC);

Dor Abdominal relacionada a TITDC (DA-TITDC);

Síndrome do Intestino Irritável (SII);

Dor Abdominal Recorrente (DAR);

SII pós Gastroenterite Infecciosa Aguda (SII-GIA).

Introdução

Os Transtornos Funcionais Gastrointestinais são caracterizados por sintomas gastrointestinais relacionados a anormalidades relacionados a motilidade, sensibilidade visceral, permeabilidade intestinal, ativação imunológica, função neuroendócrina, processamento no sistema nervoso central e microbiota intestinal. A DA-TITDC inclui transtornos tais como a SII, dispepsia funcional, a DAR e a Síndrome da Dor Abdominal centralmente mediada. A SII é definida por DAR e alterações no formato das fezes e representa um dos mais comuns transtornos de DAR, com uma prevalência atingindo de 4,1% a 11% da população universalmente A Gastroenterite Infecciosa Aguda caracteriza-se como um dos mais frequentes fatores de risco para o desenvolvimento da SII, tendo sido subsequentemente conhecida como uma entidade separada pela denominação “SII pós-infecção” (SII-GIA). Inúmeros estudos observacionais têm avaliado os efeitos dos fatores de risco adicionas, tais como: sexo, eventos adversos em idades precoces, estresse, enfermidades psiquiátricas, distúrbios do sono, sintomas somáticos e a dieta, no desencadeamento da SII e outras manifestações de dor abdominal relacionadas aos TITDC.

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar de uma forma mais abrangente a literatura atual, utilizando estudos populacionais e não populacionais, retrospectivos e prospectivos, para determinar os fatores clínicos de risco e os fatores de proteção para e contra o surgimento e a persistência da DA-TITDC, em crianças e adultos.

Materiais e Métodos

Foi realizada uma pesquisa da literatura, que se restringiu a publicações em idioma inglês, usando a PUB-Med para identificar artigos referentes a fatores de risco e fatores de proteção para a DA-TITDC. Esse estudo, avaliou a associação de fatores múltiplos de risco e de proteção, cuja pesquisa identificou 6.164 referências. Deste número total, 348 estudos alcançaram todos os critérios de elegibilidade e foram incluídos nessa revisão sistemática. Foram avaliados os seguintes parâmetros: sexo, raça e etnia, índice de massa corporal (IMC), fatores relacionados à dieta tais como alergias e intolerâncias alimentares, gastroenterite, trauma e/ou história de abuso, eventos estressantes na vida, transtornos psicológicos e sintomas somáticos.

Resultados e Conclusões

Esta revisão sistemática incluiu 348 estudos publicados, revisados por pares de 41 países, identificando os fatores de risco e de proteção para a DA-TITDC em adultos e crianças. De uma maneira geral, fatores de risco foram verificados consistentemente para o desenvolvimento da DA-TITDC nos seguintes aspectos, a saber: sexo feminino; gastroenterite; trauma e abuso; estresse de longa duração; transtornos psicológicos, tais como depressão e ansiedade; aumento dos sintomas somáticos; e distúrbios do sono. Dentre os adultos, outros fatores de risco que se mostraram consistentes, incluíram história familiar de SII, cirurgia abdominal, obesidade, fumo e aumento na busca de recursos médicos. Vale enfatizar que outros fatores, tais como, raça e etnia, características do nascimento, meio ambiente e local de vivenda, presença de animais domésticos e atividade física, não estão ainda bem definidos se podem ser causas de fatores de risco ou de proteção para DA-TITDC. Foram identificados alguns fatores de proteção para as crianças, tais como: apoio social, otimismo, e confiabilidade em outras pessoas com relação a eventos traumáticos.

Considerando o atual estado da arte deste tema, até onde nosso  conhecimento alcança, esta é a mais profunda revisão sistemática na avaliação de uma grande abrangência dos fatores de risco e de proteção para a DA-TITDC nas populações adultas e pediátricas. Entretanto, estudos prospectivos apropriadamente desenhados, de natureza multicêntrica e multinacional, que possam prever o início e a persistência da DA-TITDC em adultos e crianças, se fazem necessários.

Referências Bibliográficas

  • Jasmine K Zia e cols. – Gastroenterology 2022;163:995-1023.
  • Drossman DA – Gastroenterology 2016;150:1262-1279
  • Moarin F e cols – Gastroenterology 2016;150:1393-1407
  • Sperber AD e cols – Gastroenterology 2021;160:99-114

 

16/05/2023

Nenhum comentário: